Galo Gigante é o rei do carnaval: relembre versões da alegoria que já usou shortinho, cabelo 'nevado', óculos 'mangueboy' e dreads
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Galo Gigante do carnaval do Recife
Reprodução/TV Globo
Ele já foi dourado, prata, vermelho, verde e amarelo e até preto. Já usou shortinho, cabelo "nevado", óculos estilo "mangueboy" e dreads. Também já usou cartola, óculos escuros, saxofone e segurou sombrinha de frevo. Maior símbolo do carnaval recifense, o Galo Gigante é materializado anualmente no centro da capital pernambucana e se torna um dos assuntos mais comentados do estado.
Em 2026, a escultura de 30 metros de altura ganhou um coração brilhante no meio do peito. Montado pela primeira vez para o carnaval de 1995, o Galo Gigante já passou por inúmeras transformações com o passar dos anos (veja, mais abaixo, todas as versões da alegoria).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A alegoria homenageia o Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, que sai às ruas no Sábado de Zé Pereira (14), e foi encomendada pela prefeitura do Recife pela primeira vez no carnaval de 1995, em comemoração ao ingresso no Guiness Book, o "livro dos recordes", como o maior bloco de carnaval do planeta.
No primeiro ano, a escultura gigante foi colocada em uma estrutura sobre o Rio Capibaribe. No ano seguinte, passou a reinar e bloquear o trânsito da Ponte Duarte Coelho.
Para a historiadora e pesquisadora Vanessa Marinho, a escultura representa um marco de pertencimento com a população e tem significado único. Estudiosa sobre patrimônio cultural, ela afirma que o Galo Gigante amplia o sentido de ligação das pessoas pela própria cidade.
"No mundo todo, é difícil ter uma agremiação que tem um objeto tão grande como símbolo. O Galo já transcendeu o próprio desfile. A montagem do galo é um evento, a subida do galo é outro evento. [...] É o processo do Galo que movimenta a cidade, que para e muda o trânsito. Mas acho que, sobretudo, as pessoas se apropriam da cidade, do Centro, especificamente, graças ao Galo", disse.
Com que roupa o Galo vai?
Galo gigante recebe 'coração' de Dom Helder Câmara em cortejo no Centro do Recife
Responsável pelo design do Galo Gigante desde 2019, o artista plástico Leopoldo Nóbrega explica que o processo de criação da escultura começa ainda no fim do próprio carnaval e leva mais de seis meses entre concepção, esquematização de parcerias e colaborações em um ateliê escola até o anúncio do tema, geralmente no fim do ano anterior do desfile.
Para 2026, o Galo Gigante tem como tema "Galo Folião Fraterno", em homenagem a Dom Hélder Câmara (1909-1999), arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985.
Os principais destaques da atual roupagem são elementos impressos em 3D e o uso de material reciclável. Outra novidade foi um coração, colocado no centro da escultura após um cortejo inédito realizado na véspera da subida do gigante.
Ao longo de seus mais de 30 anos de criação, o visual do Galo já mudou inúmeras vezes. Desde então, a cor mais usada para colorir a estrutura tem sido o amarelo e o vermelho, presentes em mais de dez versões da alegoria.
A escultura já foi prateada em pelos menos cinco carnavais, e dourada em outras duas situações. A crista, mesmo que majoritariamente vermelha, já foi azul e até grisalha, ou amarela, como em 2025.
A estátua também se adequa a ocasiões especiais, como nas duas vezes em que trajou verde e amarelo (2000 e 2007) ou quando apareceu com acessórios: em 2009, usando cartola em homenagem ao fundador do Galo da Madrugada, Éneas Freire (1921–2008); com óculos escuros e o cravo alusivo aos caboclos do maracatu (2005), com o saxofone ao estilo Maestro Spok (2015) e até um polêmico colar de pérolas no pescoço (2004).
Avaliação tradicional
Como carnaval de massas que representa, o Galo Gigante é sempre alvo do crivo da população — foliã ou não. Em 2017, a aparência mais "assustada" do rosto da escultura gerou memes, assim como a expressão "zangada" de 2018. Já em 2020, com um show de luzes, e em 2024, quando ficou grisalho em homenagem à terceira idade, a estrutura foi celebrada nas redes sociais.
"Como as pessoas se acham tão próximas, entendem que o Galo faz tanto parte de sua cultura, se sentem à vontade para dizer 'gostei', 'não gostei', 'está feio', 'não está,' 'deveria ser assim', 'não deveria ser assim'. Esse comportamento é um símbolo do pertencimento que o pernambucano tem com o Galo", afirma a historiadora Vanessa Marinho.
A montagem do Galo, que sempre reuniu muitos curiosos na ponte, entrou para o calendário oficial do carnaval e acontece na noite da quarta-feira anterior ao carnaval. Neste ano, pela primeira vez foi feito um cortejo para carregar uma parte da alegoria.
Relembre as versões do Galo Gigante
Relembre todos os galos desde 1995:
Primeiro Galo Gigante do carnaval do Recife, erguido em 1995
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife, montado em 1996
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife de 1997
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife montado em 1998
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife de 1999
Acervo/TV Globo
Galo Gigante se vestiu de 'canarinho' no carnaval do Recife do ano 2000
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife de 2001
Acervo/TV Globo
Galo Gigante ficou prateado no carnaval do Recife em 2002
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife de 2003
Acervo/TV Globo
Galo Gigante do carnaval do Recife de 2004
Acervo/TV Globo
No carnaval de 2005, Galo Gigante, montado no Centro do Recife, ficou com um cravo na boca
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2006
Acervo/TV Globo
Galo Gigante, com uma sombrinha de frevo na boca, no carnaval do Recife de 2007
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2008
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2009
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2010
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2011
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2012
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2013
Luka Santos/g1
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2014
Reprodução/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2015
Acervo/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2016
Claudia Silveira/G1
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2017
Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2018
Marlon Costa/Pernambuco Press
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2019
Reprodução/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2020
Marlon Costa/Pernambuco Press
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2023
Alessandro Manaro/TV Globo
Galo Gigante no carnaval do Recife de 2024
TV Globo/Reprodução
Galo Gigante de 2025
Reprodução/TV Globo
Galo Gigante fica de pé na Ponte Duarte Coelho e abre alas para o maior carnaval do mundo